-
Arquitetos: José Pedro Lima
- Área: 20 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Ivo Tavares Studio
-
Fabricantes: Efapel, Luztec, SPSS, Secil, Vidraria fonseca
Descrição enviada pela equipe de projeto. Onde outrora existia uma habitação de interior de quarteirão, propõe-se hoje uma pequena estrutura de jardim. Removeu-se grande parte da laje existente, devolvendo ao logradouro sensivelmente 20m2 de superfície permeável. Este espaço destina-se a usos domésticos, como passar a ferro, secar roupa, entre outros.
É composto por uma pequena estrutura em betão aparente, pontualmente assente no solo - alicerça-se num muro e num núcleo de casa de banho, que divide o espaço principal de um outro mais pequeno, para lides domésticas. Um armário técnico de exterior remata o topo sul-nascente. O logradouro possui características excepcionais para trazer alguns dos programas domésticos para o exterior, como aliás era prática corrente no séc. XIX.
Por oposição ao edifício principal, onde vários sistemas construtivos formam um todo coerente (a combinação de estruturas em pedra, madeira e telha), a lógica construtiva deste volume de pátio, com a predominância do betão branco e da sua estereotomia, reforçam a ideia de abrigo, neste caso de interior de quarteirão. O carácter contemporâneo, abstracto, e distinto da intervenção, procura uma harmonia e escala adequadas ao seu contexto próximo de construções de logradouro.